Pular para o conteúdo

Imperatriz Leopoldina, Carta a Dom Pedro I (1822)

A família real viveu dias agitados no período que antecedeu a proclamação da Independência. As cortes portuguesas exigiam a presença de Dom Pedro I em Lisboa, e decidiram retirar boa parte dos poderes do príncipe-regente do Brasil. Enquanto Dom Pedro I viajava ao estado de São Paulo (a mesma viagem que o levaria às margens do Ipiranga), a Imperatriz Leopoldina lhe envia uma carta pedindo que ele proclame o Brasil um país independente.

A carta foi enviada em 2 de setembro.

Imperatriz Leopoldina (1797-1826)

“Pedro, o Brasil está como um vulcão. Até no paço há revolucionários. As Cortes portuguesas ordenaram a vossa partida imediatamente, ameaçam-vos e humilham-vos. O Conselho de Estado aconselha-vos a ficar. Meu coração de mulher e esposa prevê desgraças se partirmos agora para Lisboa. Sabemos bem o que têm sofrido nossos pais. O rei e a rainha de Portugal não são mais reis, não governam mas são governados pelo despotismo das Cortes, que perseguem e humilham os soberanos a quem devem respeito.

Chamberlain vos contará tudo o que sucede em Lisboa. O Brasil será em vossas mãos um grande país. O Brasil vos quer para monarca. Com o vosso apoio ele fará a separação. O pomo esta maduro. Colhei-o já, senão apodrece. Ainda é tempo de ouvirdes os conselhos do sábio que conheceu todas as cortes da Europa, que, além de vosso ministro fiel, é o maior de vossos amigos. Ouvi o conselho do vosso ministro, senão quiserdes ouvir o de vossa amiga. Já dissestes aqui o que ireis fazer em São Paulo. Fazei, pois. Tereis o apoio do Brasil inteiro e contra a vontade do povo brasileiro os soldados portugueses nada podem fazer.

Leopoldina”