Pular para o conteúdo

Princesa Isabel, Carta ao Visconde de Santa Vitória (1889)

Em 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel promulgou a Lei Áurea, que pôs fim à escravidão no Brasil. Pouco mais de um ano depois, ela enviou esta carta em que revela um plano de auxílio àqueles que foram libertados da servidão. O Visconde de Santa Vitória, destinatário da carta, havia se comprometido a doar a maior parte de seu patrimônio para permitir que os Império concretizasse o plano de conceder terras e condições de trabalho aos ex-escravos, que haviam sido libertos no ano anterior.

No texto, além de demonstrar preocupação com os escravocratas e militares, a Princesa Isabel também defende o voto feminino.

A carta é datada de 11 de agosto de 1889. Três meses depois, a República seria proclamada a força, e a família real teria de deixar o Brasil às pressas. A Princesa Isabel nunca mais pisaria em solo brasileiro.

Princesa Isabel (1846-1921)

“Caro Senhor Visconde de Santa Vitória

Fui informada por papai que me colocou a par da intenção e do envio dos fundos de seu Banco em forma de doação como indenização aos ex-escravos libertos em 13 de Maio do ano passado, e o sigilo que o Senhor pediu ao presidente do gabinete para não provocar maior reação violenta dos escravocratas. Deus nos proteja dos escravocratas e os militares saibam deste nosso negócio, pois seria o fim do atual governo e mesmo do Império e da Casa de Bragança no Brasil. Nosso amigo Nabuco, além dos Srs. Rebouças, Patrocínio e Dantas, poderem dar auxílio a partir do dia 20 de Novembro quando as Câmaras se reunirem para a posse da nova Legislatura. Com o apoio dos novos deputados e os amigos fiéis de papai no Senado será possível realizar as mudanças que sonho para o Brasil!

Com os fundos doados pelo Senhor teremos oportunidade de colocar estes ex-escravos, agora livres, em terras suas próprias trabalhando na agricultura e na pecuária e delas tirando seus próprios proventos. Fiquei mais sentida ao saber por papai que esta doação significou mais de 2/3 da venda dos seus bens, o que demonstra o amor devotado do Senhor pelo Brasil. Deus proteja o Senhor e toda a sua família para sempre!

Foi comovente a queda do Banco Mauá em 1878 e a forma honrada e proba, porém infeliz, que o Senhor e seu estimado sócio, o grande Visconde de Mauá aceitaram a derrocada, segundo papai tecida pelos ingleses de forma desonesta e corrupta. A queda do Sr. Mauá significou uma grande derrota para o nosso Brasil!

Mas não fiquemos mais no passado, pois o futuro nos será promissor, se os republicanos e escravocratas nos permitirem sonhar mais um pouco. Pois as mudanças que tenho em mente como o senhor já sabe, vão além da liberação dos cativos. Quero agora me dedicar a libertar as mulheres dos grilhões do cativeiro doméstico, e isto será possível através do Sufrágio Feminino! Se a mulher pode reinar também pode votar!

Agradeço vossa ajuda de todo meu coração e que Deus o abençoe!

Mando minhas saudações a Madame a Viscondessa de Santa Vitória e toda a família.

Muito de coração

ISABEL”