Idealizador do Projeto Monte Castello, Gabriel de Arruda Castro é mestrando em administração pública pela Universidade da Pensilvânia e jornalista formado pela Universidade de Brasília.

Em seu projeto final do mestrado, cujo foco é a construção do plano estratégico para o think tank, ele é orientado por James McGann, criador do ranking mundial de think tanks e considerado o maior especialista no assunto.

Nos Estados Unidos, Gabriel participou do Programa de Jovens Líderes da Heritage Foundation, um dos principais think tanks do mundo, e trabalhou no Manhattan Institute for Policy Research – que ajudou a implementar a bem-sucedida política de segurança pública da gestão de Rudolph Giuliani em Nova Yok. Atualmente, é membro do Koch Fellow Program e colabora com dois think tanks: TechFreedom, em Washington, e Middle East Forum, na Filadélfia. Ele também escreve para a National Review Online.

No Brasil, como jornalista, Gabriel trabalhou de 2010 a 2015 na Veja, onde cobriu o dia a dia do Congresso e da Presidência. Ele também passou por O Estado de S. Paulo, Globo, CBN e Correio Braziliense.

Gabriel foi agraciado com o prêmio de Jornalista de Visão, do Instituto Ling, e é um Person of The Year Fellow da Brazilian-American Chamber of Commerce.